17/05/2021
Raia Drogasil prepara anúncio de suas metas ESG nesta terça-feira (18/05)

A Raia Drogasil prepara um grande anúncio de compromisso com as práticas ESG (metas sociais, ambientais e de governança corporativa) para esta terça-feira (18).

A gigante do varejo farmacêutico brasileiro vai apresentar oito objetivos e 35 compromissos para 2030 em três pilares com os temas pessoas, negócios e planeta.

Além de ampliar a linha de produtos saudáveis, a varejista diz que pretende intensificar a atenção com a saúde de seus 45 mil funcionários e familiares, expandindo os cuidados físicos e emocionais. Também promete fortalecer o trabalho de doações com foco na saúde das comunidades em que atua.

No pilar de negócios mais saudáveis, a Raia Drogasil vai lançar metas para elevar a representatividade de profissionais negros, mulheres, pessoas com deficiência e com mais de 50 anos entre os funcionários da matriz, das farmácias e dos centros de distribuição. A empresa vai lançar um Censo RD para conhecer melhor o perfil de seus empregados.

No lado ambiental, a meta é atingir neutralidade de carbono até 2030, reduzindo e compensando todas as emissões de gases de efeito estufa, entre outros objetivos.

Cristiana Pipponzi, que lidera o comitê de sustentabilidade criado pela Raia Drogasil há 2,5 anos e é a única mulher no conselho de administração da companhia, afirma que desde 2016 a empresa vem estudando qual papel a estratégia de sustentabilidade precisa ter no negócio.

“Aprofundamos nossas dimensões de sustentabilidade para entender o que tínhamos de construir. Foi um trabalho de dois anos que vai ter esse anúncio público amanhã. Trazer os compromissos públicos é uma forma de dar mais transparência e ganhar tração interna e externa. São metas objetivas e concretas”, diz Cristiana Pipponzi.

A partir de novembro, Denise Santos, presidente da Beneficência Portuguesa e Sylvia Leão, que trabalhou no Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e outras redes de varejo, também passam a integrar o conselho de administração da companhia. ​

A BRF, dona da Sadia, entrou para o Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Segundo a companhia, a adesão à entidade reforça o comprometimento da BRF com a agenda ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança).

Entre algumas empresas no Cebds, estão Ambev, Bayer, Bradesco, Natura, Vale e outras. ​

Para conferir a matéria, acesse: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2021/05/raiadrogasil-prepara-anuncio-de-suas-metas-esg-nesta-terca-feira.shtml