Campanha da Needs e UNICEF contribui para a saúde menstrual em comunidades vulneráveis do Pará

Campanha da Needs e UNICEF contribui para a saúde menstrual em comunidades vulneráveis do Pará

Notícias 01 junho, 2022

Um projeto da marca Needs, da RD-RaiaDrogasil, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem contribuído com a dignidade menstrual de pessoas de comunidades vulneráveis em 62 municípios do Pará. O Movimento#PraQuemMenstrua atua com iniciativas divididas em três pilares principais: contribuir com a transformação cultural da comunidade; melhorar a infraestrutura local com construção de estações de lavagens das mãos; e capacitação de profissionais de educação. A iniciativa contou com a participação da 35, agência responsável pela construção da estratégia e de toda a comunicação digital da campanha.

Desde o início da campanha, o movimento já apoiou 10 mil adolescentes e jovens com a distribuição de mais de 30.000 absorventes nas comunidades, além do fornecimento de guias didáticos da menstruação, para meninas e meninos que menstruam. A parceria da Needs com o UNICEF também viabilizou, até o momento, a instalação de estações para lavagens de mãos em oito comunidades, beneficiando diretamente 1.600 crianças e adolescentes.

O projeto, que impactou principalmente os municípios no estado do Pará, também foi responsável por realizar rodadas de capacitação, beneficiando 408 escolas e 1.142 profissionais da Educação. Já nas rodas de conversas com adolescentes, são mais de 2.000 jovens engajados nas atividades. Ao todo, 5 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente, destas 3 mil menstruam. Além das rodas de conversa com moradores e familiares, o projeto levou formação de grupos de apoio e treinamentos sobre práticas de higiene.

O objetivo principal do projeto é o de garantir que pessoas que menstruam passem por este momento com dignidade, com acesso aos insumos necessários e informação de qualidade. As histórias dessas pessoas e o impacto que a campanha trouxe para suas vidas foram documentados em 5 vídeos, com imagens e entrevistas captadas pelo UNICEF durante missão em campo, com produção e edição da 35. Os filmes, que serão lançados no perfil da Needs @somoneeds no Instagram, mostram a importância do debate e de uma atuação consistente para garantir a dignidade menstrual de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

É o caso de Sofia Oliveira do Rosário, 16 anos, que mora na Ilha de Cotijuba (PA) e ressalta a importância de uma iniciativa como esta. “Se você chegar na rua para uma criança ou uma adolescente e perguntar o que é menstruação, ela não vai saber responder”, enfatiza Sofia. Ela complementa que a partir dessas rodas de conversas, é implantada uma semente na cabeça de cada jovem para que as suas vozes sejam ouvidas.

“Embora a menstruação seja uma condição natural, o tabu, o preconceito e a falta de políticas públicas específicas provoca uma cascata de consequências que impactam a saúde física, emocional e psicológica de milhares de pessoas que menstruam. Sem infraestrutura e itens básicos de higiene, crianças e adolescentes deixam de ir às escolas e de participar de atividades de socialização, profissionais deixam de ir trabalhar e endossa-se um ciclo de vergonha, desconforto, insegurança e desconhecimento. O Movimento #ParaQuemMenstrua atuou nos principais gargalos da dignidade menstrual, contribuindo para uma lacuna extremamente importante para a promoção da saúde e do bem-estar geral das comunidades impactadas”, ressalta Maria Susana de Souza, vice-presidente de Gente, Cultura e Sustentabilidade da Raia Drogasil.

“A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. Ela afeta pessoas que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade, por isso é fundamental ações e políticas de saúde para reverter o quadro de pobreza menstrual do Brasil e garantir direitos a cada pessoa que menstrua no País”, diz Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil.

Semana da Dignidade Menstrual

Em comemoração ao dia 28 de maio, data dedicada à conscientização da higiene menstrual desde 2014, o #ParaQuemMenstrua irá promover, de 28 de maio e 6 de junho, a Semana da Dignidade Menstrual em Belém. O evento irá promover diversas atividades, tanto para o público-alvo quanto para a população em geral. Gestores públicos também são convidados a participar de conversas com foco em políticas públicas de saúde. A expectativa é a de dobrar o número de adolescentes engajados nas ações, somente com as ativações realizadas nessa semana.

Dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o UNICEF mostram que, no Brasil, mais de 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas e 713 mil não possuem banheiro ou chuveiro em casa.

Sobre o projeto

O investimento foi realizado por meio da destinação de parte das vendas de absorventes da marca Needs, disponíveis nas farmácias e e-commerce da Droga Raia e da Drogasil, e pela alocação de fundos da RD-RaiaDrogasil nas iniciativas “Água e Higiene nas escolas”, e “dignidade menstrual”, do UNICEF, que contribuem para transformar áreas vulneráveis em ambientes adequados às crianças e adolescentes, com banheiros, água, saneamento e distribuição de itens de higiene pessoal.

“Apoiar o debate acerca da dignidade menstrual é entender que esse não é um problema apenas da falta de absorvente, mas uma questão muito mais ampla, que tem suas raízes na desigualdade social. A parceria com o UNICEF é mais uma iniciativa para reforçar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das comunidades mais vulneráveis do País e deixar um legado de cuidado e empoderamento para as pessoas que menstruam”, explica Maria Susana de Souza, vice-presidente de Gente, Cultura e Sustentabilidade da Raia Drogasil.

Para conferir a matéria, acesse: https://www.paracomunica.com/post/campanha-da-needs-e-unicef-contribui-para-a-sa%C3%BAde-menstrual-em-comunidades-vulner%C3%A1veis-do-par%C3%A1

Recentes

Raia retira o “Droga” de sua marca em ação de reposicionamento da bandeira
Notícias

Raia retira o “Droga” de sua marca em ação de reposicionamento da bandeira

RD-RaiaDrogasil promove mês consciente para o descarte correto de medicamentos
Notícias

RD-RaiaDrogasil promove mês consciente para o descarte correto de medicamentos

A estratégia da RaiaDrogasil para entregar no interior em até 90 minutos
Notícias

A estratégia da RaiaDrogasil para entregar no interior em até 90 minutos

Contato

RPMA Comunicação

rd@rpmacomunicacao.com.br

(11) 5501-4655

Whatsapp Exclusivo
para Imprensa

(11) 98273-9071

Relações
Institucionais

(11) 3769-5555

Voltar
This site is registered on wpml.org as a development site.