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Henrique Hornos

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial

Em cumprimento a Lei nº 14.611 de 4 de julho de 2023, a Portaria MTE Nº 3.714, e em linha com nosso compromisso com as melhores práticas de desenvolvimento, inclusão e diversidade, a RD Saúde apresenta aqui o Relatório do ano de 2022 de Transparência e Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens.

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Mariana Silva Castro

RD-Raia Drogasil inaugura Centros de Distribuição na Região Norte

A RD-RaiaDrogasil, líder do varejo farmacêutico no país, aposta em uma estrutura logística descentralizada para abastecer as mais de 2900 farmácias em todo o Brasil. Com a inauguração dos novos Centros de Distribuição em Manaus e Benevides, a 30 quilômetros de Belém, a rede tem agora uma malha de 14 CDs distribuídos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Pará.

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Raia Drogasil reformula marketing digital e aposta nos negócios online

O grupo farmacêutico Raia Drogasil viu a demanda por serviços online aumentar substancialmente com o avanço da pandemia no Brasil. As medidas de isolamento e a busca por produtos relacionados à saúde ampliaram suas vendas online de 1% para 9% no último ano, e impulsionaram a base de clientes via aplicativo de 150 mil para 12 milhões. Para apoiar a transformação digital da rede e explorar o potencial de crescimento dos negócios, o grupo uniu-se à Zmes, agência e consultoria de marketing digital que começou a operar no início de novembro.

“A RD tem uma execução de branding e performance complexa. São lojas físicas, marketplace, plataforma de saúde e operações em 24 estados no Brasil – com expectativa de chegar aos 26 até o final deste ano. Precisávamos investir nas melhores e mais eficientes práticas para alavancar a empresa”, explica o diretor de marketing Vitor Bertoncini. A escolha da Zmes para liderar a reestruturação não foi aleatória. Fundada por Marcelo Tripoli, ex-vice-presidente e sócio-associado da consultoria McKinsey, a empresa opera com times integrados e multidisciplinares em toda a jornada do consumidor – do awareness da marca à conversão e fidelização -, por meio de tecnologia proprietária, criação e comprometimento com os resultados.

Segundo Bertoncini, a RD passou por um processo de consultoria para realizar diagnósticos profundos, identificando os drivers de valor (direcionadores de demanda ou escolha de uma marca sobre a outra) e o potencial de performance da marca. “Em três meses, analisamos a forma como estávamos investindo em marketing e o que merecia mais atenção. Estamos trabalhando para otimizar o retorno sobre o investimento com uma visão mais regionalizada, específica para cada estado, cidade e, futuramente, para cada bairro”, pontua.

Depois da consultoria, a rede partiu para um trabalho de reestruturação interna. Com a Zmes, promoveu a capacitação e o treinamento dos colaboradores para que compreendessem as técnicas do marketing digital, levando mais criatividade e inovação para o segmento. Os funcionários, que antes trabalhavam em áreas específicas e desconectadas entre si, passaram a atuar de forma integrada e multifuncional. “Tem sido um trabalho cuidadoso para sairmos do marketing tradicional para um processo ágil, com metodologia e eficiência”, diz.

Para o executivo, os principais achados foram as oportunidades de unir o marketing e a tecnologia, estratégia já utilizada pelas martechs (startups que usam tecnologia para solucionar problemas e atingir objetivos de marketing). Além disso, a Raia Drogasil foi capaz de detectar o LTV (Lifetime Value, ou valor vitalício), uma métrica que estima o valor do ciclo de vida do cliente, ou seja, o quanto de dinheiro ele gera para a empresa por todo o tempo que comprar com ela. “Não vamos dar muitos detalhes para não estimular a concorrência, mas encontramos grandes alavancas de valor no processo de digitalização, capazes de aumentar o LTV e oferecer uma visão dos consumidores no longo prazo”, brinca.

A Zmes, sediada em São Paulo, apoia-se em três pilares: consultoria, criação de conteúdo e tecnologia de ponta, com o uso intensivo de recursos de inteligência artificial e análise de dados. “O nome da empresa significa ‘mistura’ em eslovaco, porque acreditamos que o benefício para a experiência do cliente está em uma combinação de fatores. Não adianta ter a tecnologia se a equipe de marketing são sabe analisar os resultados, ou ter a criatividade sem as estratégias necessárias para aplicá-las. O nosso diferencial é que estamos juntando todos esses elementos”, explica Tripoli.

O executivo vem constatando uma receptividade grande do mercado. A empresa iniciou as operações com um aporte de R$ 18 milhões e, em menos de um ano, atende o grupo RD e mais sete clientes de grande porte, ainda mantidos em segredo. “Quando começamos as operações fizemos um business plan com a meta de faturamento esperado no primeiro ano. Já passamos as nossas estimativas, e devemos fechar 2021 com quatro vezes mais do que o calculado anteriormente.”

Para o CEO da Zmes, o lançamento da agência foi “muito adequado para o momento de aceleração da digitalização das empresas”. No contexto da pandemia, em que o e-commerce nos primeiros meses de 2020 já era 48% maior do que no mesmo período de 2019, segundo a 41ª edição do relatório “Webshoppers” elaborado pela EbitNielsen em parceria com a Elo, a agência surgiu com a promessa de ser um habilitador da transformação digital. “O mercado estava precisando de alguém para ajudar os clientes a acelerarem seus canais de e-commerce, fazer a transição de verba para o digital, mensuração dos resultados e boas operações com influenciadores.”

Segundo Tripoli, um bom marketing digital favorece não só as empresas, que atraem mais clientes e aumentam as vendas, mas também os próprios usuários. “Em vez de receberem anúncios aleatórios, que não correspondem aos seus reais interesses, eles passam a interagir com conteúdos assertivos.”

Além das ações externas para empresas parceiras, a Zmes aposta na capacitação do time de colaboradores, por meio de cursos e certificações, e na elaboração de pesquisas sobre o mercado, com diagnóstico sobre marketing em bancos digitais e indústrias de bens de consumo não duráveis. O objetivo é tornar-se a empresa de marketing digital com maior credibilidade e autoridade do mercado.

Os próximos passos da Raia Drogasil também já estão esboçados. “Estamos trabalhando para fazer a consolidação digital das operações, investir no processo de comunicação omnichannel com o consumidor, intensificar o marketing ágil no online e trabalhar cada vez mais de forma integrada, reagindo em tempo real e com visões mais regionais”, diz Vitor Bertoncini. Recentemente, a RD lançou um marketplace com cerca de 70 mil produtos para saúde, focados em soluções para sono, alimentação, exercício físico, bem-estar emocional e autoestima.

Para conferir a matéria, acesse: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/09/raia-drogasil-reformula-marketing-digital-e-aposta-nos-negocios-online/