Relatório Anual e de Sustentabilidade Raia Drogasil 2020

Um olhar sobre nossos processos, impactos, relações e compromissos

Nossos destaques no ano

Capital Manufaturado >>

240 lojas inauguradas

Total de 2.303 lojas em 23 estados brasileiros + DF

Inauguração do CD de Gravataí (RS), com mais de 9,2 mil m2

Capital Intelectual >>

Lançamento do Stix abrangendo um universo de mais de 56 milhões de clientes RD, Pão de Açúcar e Extra

3x mais velocidade no lançamento de produtos de marca própria

4 milhões de clientes atraídos para a interação digital

Investimento em startup de marketplace de farmácias de manipulação, no contexto da RD Ventures

Capital financeiro >>

R$ 21,2 bilhões de faturamento

R$ 673,1 milhões Capex 2020

R$ 601,0 milhões de lucro líquido
alta de 2,4% em relação a 2019

7,5% da remuneração variável da alta liderança vinculados a aspectos ambientais, sociais e de governança

Capital humano >>

103,93 horas, em média, de treinamentos para cada funcionário

14.556 contratações durante o ano

5.000 profissionais treinados em um mês com foco em Covid-19

22.977 consultas gratuitas feitas por nossos funcionários via telemedicina no Hospital Israelita Albert Einstein, como parte do impacto do cuidar+ dos nossos funcionários

Fundo Emergencial dos funcionários: R$ 437 mil doados por meio do fundo com o intuito de dar apoio aos funcionários impactados pela Covid-19

Capital social >>

R$ 25 milhões doados pela RD para apoio a hospitais de referência no combate à Covid-19, como parte do fundo Todo Cuidado Conta

+ de 200 fornecedores avaliados à luz de critérios ESG e 7 auditados in loco por empresa especializada independente

0,9 milhão de testes rápidos de Covid-19 realizados nas lojas Droga Raia e Drogasil (2020)

Capital natural >>

+ de 4 toneladas de pilhas coletadas e enviadas para reciclagem

+ de 1,8 mil lojas em 23 estados e mais de 200 cidades com coletores de medicamentos vencidos ou em desuso pela população

202 lojas abastecidas por usinas de geração distribuída

+ de 63 toneladas de medicamentos vencidos ou em desuso coletadas e destinadas corretamente

Nosso negócio

Liderança em saúde e bem-estar

Somos uma companhia de capital aberto atuante em saúde e bem-estar que ocupa, hoje, liderança em número de lojas e faturamento no setor de varejo farmacêutico no Brasil.

Estamos presentes em 24 unidades federativas e 409 municípios brasileiros, nos quais residem 57% da população do País. A trajetória da RD conta com a experiência acumulada das companhias que a fundaram, a força e engajamento de seu capital humano e a clareza de seu propósito como diferenciais que dão robustez ao modelo de negócio.

Temos orgulho do impacto que podemos promover na vida das pessoas e trabalhamos para ser uma plataforma completa de soluções em saúde, capaz de induzir mudanças positivas na sociedade.

Propósito

Cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida.

Crença

Gente que cuida de gente.

Eficiência

Fazer sempre bem feito, com o melhor resultado.

Ética

Fazer o que é certo, de forma transparente e com honestidade, em qualquer situação.

Inovação

Inovar hoje para ser melhor amanhã.

Relações de confiança

Ter interesse genuíno nas pessoas, cultivando relações de confiança.

Visão de longo prazo

Agir hoje, agregando valor ao nosso futuro e ao de toda a sociedade.

Nossa ambição

Negócios em sintonia com a sustentabilidade

Nos últimos anos, aceleramos o processo de inserção da sustentabilidade na rotina dos executivos e funcionários e nos conectamos à Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e aos desafios propostos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como parte dessa jornada, lançaremos em 2021 nossa Estratégia de Sustentabilidade 2030, que consolida nossos compromissos relacionados ao crescimento dos negócios sintonizado aos desafios da humanidade, à parceria com nossa cadeia de valor e à promoção da saúde e do bem-estar entre funcionários, parceiros e comunidades.

Nossa ambição de sustentabilidade para 2030:

Ser o grupo que mais contribuiu para uma sociedade saudável no Brasil

Alinhamento ao futuro do negócio:

Oferecer uma plataforma de saúde integral pioneira no País

Nosso foco

Pessoas, negócios e planeta em sintonia

Desdobramos nossa estratégia em três pilares que traduzem nossos esforços em sustentabilidade. Por meio deles, buscamos incentivar comportamentos e atitudes saudáveis entre funcionários, clientes e comunidades; atuar em relação aos impactos ambientais próprios da RD e de seus parceiros; e fortalecer nosso negócio com um modelo de criação de valor compartilhado.

Pessoas + Saudáveis

Nosso foco: promoção da saúde integral

• Funcionários + saudáveis
  • Clientes + saudáveis
  • Comunidade + saudável

Planeta + Saudável

Nosso foco: emissões, energia e resíduos

• Operação direta da RD
  • Cadeia de valor

Negócios + Saudáveis

Nosso foco: educação, emprego, diversidade e inclusão

Frentes de ação:

• Empoderar e desenvolver funcionários e fornecedores
  • Empoderar comunidades

Nosso impacto

Histórias de sucesso e desafios que traduzem 2020 na RD

Abrimos 240 lojas, mesmo no contexto da pandemia, e chegamos a um estado novo (Rondônia) e fechamos o ano com 2303 lojas (RD + 4Bio).

Também expandimos presença nos canais digitais, que hoje representam 7% da receita anual, e reforçamos as conveniências e ofertas de marcas próprias nas lojas.

Operação segura e confiável

A preparação de nossas lojas para um ano tão atípico contou com cinco mil profissionais treinados em um mês. Reforçamos a oferta de testes rápidos para Covid-19 em tempo recorde, bem como de álcool em gel e máscaras. De olho na saúde de nossas pessoas, reforçamos protocolos preventivos para garantirmos a proteção de todos.

Saúde integral para nossas pessoas

A saúde integral não está apenas nos serviços de nossos clientes. Dentro da RD, aprofundamos o cuidar+ de nossos funcionários com um olhar das dimensões física, emocional, espiritual, social e ambiental. Investigamos a jornada de saúde de cada funcionário; oferecemos ações de saúde primária, aconselhamento e programas de saúde mental; e o programa Minha Melhor Versão teve mais de 22,3 mil funcionários conectados em apenas cinco meses.

Comunidades+saudáveis

Para apoiar o enfrentamento da pandemia, a RD criou um fundo de R$ 25 milhões doados a 51 hospitais do interior do País. Mais que ajudar a sociedade em um momento crítico, a ação tem como propósito deixar um legado positivo no pós-pandemia para a saúde brasileira. Saiba mais clicando aqui.

Olhar socioambiental para fornecedores

Avançamos em nosso programa de engajamento de fornecedores. Em 2020, auditamos sete fornecedores ligados à RD Marcas e enviamos a mais de 200 empresas um formulário de autoavaliação sobre sustentabilidade, com taxa de resposta de 66%.

Esforços pela ecoeficiência

Em 2020, construímos e publicamos nossa política Ambiental, de Segurança e Saúde Ocupacional e de Mudanças Climáticas (acesse aqui); chegamos a 202 lojas abastecidas por usinas de geração distribuída; compensamos 50% de todas as nossas emissões do ciclo 2019; e chegamos a 1.823 lojas com o programa de descarte de medicamentos.