2030, aí vamos nós!

Nos últimos anos crescemos bastante, multiplicamos as oportunidades geradas, exploramos novas fronteiras e ajudamos milhões de brasileiros a enfrentar seus desafios de saúde. Mas sentimos que podemos fazer muito mais!

Por isso, em 2020, desafiamos nossas lideranças a elaborar um plano de atuação com visão de longo prazo, mas com metas pragmáticas.

Para ser mais exato, são 35 compromissos divididos em oito campos temáticos. Os compromissos 2030 estão alinhados com a nossa ambição de sustentabilidade. Em 2023, faremos uma primeira revisitação destes compromissos, com base no que aprendermos nos próximos dois anos.​

Chamamos esse plano de CAMINHAR JUNTOS, afinal sabemos que será uma construção gradual e precisamos da dedicação conjunta das nossas equipes, dos nossos fornecedores e dos próprios clientes para chegar ainda mais longe.

Temos muitos passos para dar, mas já demos início a um ciclo virtuoso, contemplando o futuro do negócio, que promove saúde integral, e o futuro da sustentabilidade, que regenera a sociedade e o meio ambiente. E, para chegar a um 2030 mais saudável, queremos te fazer um convite: vem caminhar com a gente?

Até 2030, queremos ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável.

Os pilares e objetivos desta jornada sustentável:

Promover a saúde integral nas comunidades Saúde nas Comunidades Promover hábitos saudáveis entre os clientes da RD Hábitos saudáveis entre clientes Incluir e empoderar funcionários por meio da promoção da diversidade Empoderar funcionários Promover o empoderamento e diversidade entre os fornecedores Diversidade entre fornecedores Ampliar oportunidades de desenvolvimento pessoal dos funcionários Oportunidades de desenvolvimento Objetivos 2021-2030 ODSs Contempladas Clique e conheça cada step Potencializar a economia circular na cadeia de valor da RD Potencializar economia circular Contribuir com a neutralidade global de carbono Neutralidade de carbono Cuidar da saúde dos funcionários Saúde dos funcionários
50 milhões de pessoas mais saudáveis
Incluir e empoderar economicamente 350 mil pessoas
Net zero e aterro zero
  • 1

    Cuidar da saúde
    dos funcionários
    da RD

    Pessoas mais saudáveis

    Cuidar da saúde integral dos nossos milhares de funcionários e funcionárias é, mais do que nunca, uma prioridade. Os desafios do nosso tempo requerem um cuidado holístico, entendendo corpo, mente e contexto social e ambiental como partes complementares do indivíduo.

    Por isso, estamos desenvolvendo não só mecanismos para acompanhar os indicadores médicos das nossas equipes como também refinando os padrões nutricionais dos nossos refeitórios, estimulando a redução do sedentarismo e buscando tornar o ambiente de trabalho sempre mais saudável.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Reduzir em

      50% os fatores de risco

      dos funcionários acompanhados pelo programa de promoção de hábitos saudáveis da RD

    • Ter um ambiente de trabalho percebido

      como saudável

      por pelo menos 80% dos funcionários (as)

    • Reduzir significativamente

      os afastamentos

    • Oferecer para

      100% dos funcionários

      mapeados com doenças crônicas a oportunidade de participar de programas de saúde

    • Oferecer orientação nutricional a

      100% dos funcionários(as)

  • 2

    Promover hábitos
    saudáveis
    entre os
    clientes da RD

    Pessoas mais saudáveis

    Queremos resgatar em nossa história a vocação de cuidar, indo além do conforto e do alívio da dor. A “nova farmácia” será um Hub de Saúde, onde nosso cliente encontrará uma oferta ampla de serviços de saúde e bem-estar, além de exames rápidos e orientações de especialistas nos nossos múltiplos canais de contato.

    Com isso, nossa meta é contribuir com o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis entre os mais de 40 milhões de pessoas impactadas pela RD. Por meio dos nossos canais digitais, vamos ajudá-los a monitorar os indicadores médicos e tirar dúvidas assim que surgirem.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Chegar a

      100% dos clientes

      cobertos por serviços farma e/ou health-hub*

    • Chegar a

      100% dos clientes

      cobertos por lojas com farmacêuticos
      coachs de saúde**

    • Melhorar os

      parâmetros de saúde

      dos clientes conectados à plataforma de saúde

    • Ampliar a base de clientes com

      DNA Vida Saudável

    • Monitorar e/ou eliminar

      componentes considerados
      controversos***

      100% dos nossos produtos cosméticos de marca própria

    *Os chamados serviços farma são aqueles procedimentos de baixa complexidade oferecidos aos nossos clientes nas farmácias , como aferição de pressão arterial e glicemia e aplicação de vacinas. O conceito das lojas como Health Hub (ponto de saúde) considera as lojas que oferecem, além destes, um conjunto mais amplo de soluções em saúde, como teleorientação, acompanhamento nutricional, entre outros.
    **O farmacêutico coach é o nosso profissional formado para um atendimento mais personalizado e mais orientado para a saúde do cliente.
    ***Os componentes controversos que foram priorizados para eliminação são: parabenos, triclosano e formaldeído. Os componentes que serão monitorados são: Sulfato, Silicone e Álcool Etílico
  • 3

    Promover saúde integral nas comunidades

    Pessoas mais saudáveis

    A RD já é hoje referência em ações voltadas a gerar impacto social positivo (saiba mais na aba “Investimento Social”, aqui ao lado). Mas temos consciência de que podemos contribuir ainda mais com o desafio de dar acesso a serviços de saúde para as populações mais vulneráveis.

    Vamos ampliar o apoio a organizações não-governamentais que promovem a saúde integral em comunidades carentes de todo o país, não só com recursos financeiros, mas também com uma maior atuação de funcionários (as) como voluntários (as). Além disso, queremos que a nossa rede de Hubs de Saúde também atenda essas comunidades por meio dos seus diversos canais e oferta de serviços.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Atingir

      3 milhões de pessoas

      em situação de vulnerabilidade social nas ações de saúde integral

    • Contar com

      20% dos(as) funcionários(as)
      RD

      como voluntários(as) ativos(as)

    • Investir

      1% do lucro
      líquido

      em projetos de promoção de saúde integral

  • 4

    Incluir e empoderar
    funcionários por meio da
    promoção da diversidade

    Negócios mais saudáveis

    Equilibrar as oportunidades de crescimento profissional entre diferentes gêneros e raças e aumentar a participação de minorias historicamente excluídas no quadro de funcionários (as) são compromissos urgentes. Para a RD, promover a diversidade é mais do que cuidar do próximo: é tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, representando a sociedade que servimos, de forma diversa e plural.

    Nossa prioridade para esta década é aumentar a representatividade de grupos minorizados em nossos quadros e zelar pelo respeito em nosso ambiente de trabalho.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Alcançar

      equidade de gênero

      em todos as categorias funcionais na matriz, nas
      lojas e nos Centros de Distribuição (CDs)

    • Ter representatividade
      de ao menos

      50% de
      negros(as)

      em posições de liderança

    • Ter 6%
      de PCDs

      no quadro de funcionários(as) em todas as operações,
      com redução de turnover

    • Dobrar a representatividade

      de pessoas 50+ na RD, em relação a 2020

    • Alcançar um ambiente

      livre de discriminação

      presenciada ou vivida em lojas, matriz e CDs (contra público PCDs, LGBTQIA+, negros, sêniores [mais de 60 anos] e mulheres)

  • 5

    Ampliar oportunidades
    de desenvolvimento
    pessoal dos funcionários

    Negócios mais saudáveis

    Temos orgulho de ser uma empresa que sempre apostou no crescimento profissional dos nossos talentos. Em 2020, mais de 3 mil funcionários (as) passaram por treinamentos, concedemos cerca de 500 bolsas de estudos e 100% dos (as) gerentes das nossas lojas foram promovidos (as) internamente. Queremos seguir crescendo e colaborando com um mundo melhor, por isso vamos investir ainda mais em oportunidades de desenvolvimento pessoal.

    Nossa aposta principal é na educação, multiplicando os incentivos para nossos funcionários e funcionárias frequentarem cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Impulsionar a formação de

      7 mil profissionais

      com incentivos da RD

    • Alcançar

      40 mil funcionários(as)

      formados (as) em cursos de crescimento profissional

    • Proporcionar

      10 mil
      oportunidades

      de aumento de renda todos os anos

  • 6

    Promover empoderamento
    e diversidade entre
    fornecedores

    Negócios mais saudáveis

    Não basta olhar para dentro de casa. Grandes redes, como a RD, movimentam enormes cadeias de fornecedores, que, muitas vezes, representam a marca em etapas sensíveis do negócio. Por isso, embora não tenhamos autonomia para mudar processos e políticas dentro de outras empresas, entendemos que é nosso papel impulsionar

    requisitos mínimos de atendimento socioambiental e incentivar as melhores práticas em nossa cadeia.

    Portanto, no nosso relacionamento com os parceiros, passamos a olhar além da eficiência e dos custos, valorizando a atenção aos critérios ESG.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Chegar a

      100% dos fornecedores de categorias
      críticas

      avaliados em relação a critérios ESG*

    • Chegar a

      100% dos fornecedores de categorias
      críticas

      com metas ou indicadores
      de diversidade*

    • Atingir

      100% dos pequenos
      fornecedores regulares**

      treinados em gestão de negócios e sustentabilidade

    • Oferecer treinamento em

      gestão de negócios

      e sustentabilidade para 100% de pequenos sellers ativos

    * Os mais relevantes em termos de faturamento e os que atuam em etapas sensíveis da cadeia do ponto de vista socioambiental.
    **Considera ao menos 1 pessoa em cada pequeno negócio. Definição de pequenos fornecedores são aquele com faturamento anual até R$ 4,8mi, com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
  • 7

    Potencializar a economia
    circular
    na cadeia de valor
    da RD

    Planeta mais saudável

    O Brasil é um dos países que mais geram resíduos sólidos urbanos no mundo. E dados de 2018* dão conta de que reciclamos só 3% do lixo que geramos. Cerca de 45% são lançados em lixões, aterros precários ou nem sequer são coletados. O resto vai para aterros sanitários, que estão longe de resolver o problema.

    *fonte: Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)

    O ideal é criar condições para a economia circular, ou seja, uma cadeia de produção em que o descarte praticamente não acontece, porque tudo é reaproveitado ou destinado com o devido cuidado. Há muito a percorrer nesse tema, mas acreditamos que podemos zerar a utilização de aterros ainda nesta década.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Chegar a

      100% de cobertura

      para coleta de resíduos medicamentosos até 2025, com aumento de volume coletado

    • Zerar o uso de aterros

      operações (matriz, lojas e centros de distribuição)*

    • Ter 40% de produtos

      de marca própria com embalagens consideradas ecoeficientes

    • Chegar a

      100% de lojas

      com soluções de redução de consumo de embalagens terciárias implantadas (nas lojas e nas entregas em domicílio)**

    • Liderar um

      projeto
      de economia circular

      com articulação setorial

    *Não considera resíduos medicamentosos dos pontos de coleta, que atualmente são encaminhados para incineração de acordo com a legislação pertinente. Em relação aos resíduos de obra, considera os municípios onde existam disposições legais adequadas para a destinação final dos resíduos de construção civil e os municípios onde existam cooperativas de reciclagem para esses tipos de resíduos.
    ** embalagens de transporte, como sacolas de plásticos e caixas de papelão.
  • 8

    Contribuir com a
    neutralidade global
    de carbono

    Planeta mais saudável

    Em 2015, 195 países, incluindo o Brasil, assinaram um acordo em que se comprometem a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em quantidade suficiente para diminuir o ritmo de aquecimento do planeta. Para o plano funcionar, é preciso que cada empresa e cada cidadão deem a sua contribuição.

    Nosso plano é cumprir a nossa parte rumo a uma economia de baixo carbono, incentivando ações de eficiência energética, e ir além, compensando mais emissões do que geramos, afinal entendemos que uma empresa orientada à saúde integral tem papel fundamental na busca da neutralidade global de carbono.

    Metas pragmáticas até 2030:

    • Reduzir as emissões absolutas

      de GEE (escopo 1 e 2) dentro do patamar abaixo de 1,5ºC, tendo como ano-base 2020*

    • Reduzir as emissões relativas

      de GEE/ m² loja (escopos 1 e 2) dentro do patamar abaixo de 2ºC, tendo como ano-base 2020**

    • Chegar a

      115% das emissões

      de GEE (escopo 1, 2 e 3) compensadas em 2030, tendo como ano-base 2020

    • Chegar a

      90% das unidades próprias

      abastecidas com energia renovável

    • Ter

      30% dos fornecedores de categorias críticas

      com ações de redução e compensação de emissões de GEE

    * Para o patamar de 1,5°C, as emissões antrópicas líquidas globais de CO2 declinam em torno de 45% em relação aos níveis de 2010 até 2030 (intervalo interquartílico entre 40–60%) – IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
    ** Para limitar o aquecimento global a menos de 2°C, projeta-se que as emissões de CO2 diminuam cerca de 20% até 2030 na maioria das trajetórias.
    GEE: Gases de Efeito Estufa

Conheça algumas de nossas iniciativas e venha caminhar com a gente

Conheça como impactamos positivamente a sociedade

Apoie nossos projetos socio editoriais e contribua para causas relevantes para a saúde no Brasil através da compra de uma das nossas revistas Sorria e TODOS.

Faça parte do
nosso time

Nos ajude a ter cada vez mais um time diverso e inclusivo. Participe mais de perto dessa jornada.

Encontre o ponto de coleta na loja mais próxima de você

Descarte de forma consciente seus medicamentos vencidos ou em desuso e nos ajude a cuidar do planeta. Ao fazer o descarte correto dos medicamentos, você poupa a saúde de nossos solos e águas.

Conheça algumas de nossas marcas exclusivas. E cuide de você e da sua saúde:

Linha nutrigood: produtos com ingredientes que nutrem o organismo de forma mais natural. Linha Vegan by Needs: produtos veganos, livres de testes em animais e ingredientes tóxicos.